Como evitar o desperdício de alimentos em casa

| Categorias: Blog | Tags: , , ,

O desperdício de comida é algo comum entre as famílias.

Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas) o índice de desperdício alimentício no Brasil pode chegar a 26,3 milhões de toneladas por ano. A EMBRAPA destacou que 14 milhões de toneladas de frutas, hortaliças e grãos vão para os lixos todos os anos.

Quase 1/3 dos alimentos perecíveis que compramos vai direto para o lixo, segundo o Instituto Akatu.

O mesmo instituto afirma que são desperdiçados 22 milhões de toneladas por ano, o que seria suficiente para alimentar 30 milhões de pessoas.

Neste artigo separamos algumas dicas de como aproveitar melhor os alimentos e assim, reduzir os desperdícios desnecessários.

Os principais motivos dos desperdícios são:  armazenamento (venceu ou estragou antes de ser preparado), preparo (fez mais do que o necessário para o consumo da família, consumo (o que sobrou no prato) e pós consumo (preparou, guardou e jogou fora).

Uma das melhores formas de usar o alimento e aproveitá-lo de diferentes maneiras. Além de seguir as instruções e sinalizações da sua geladeira, que é de armazenar os alimentos nos lugares indicados (carnes, verduras e legumes, frios, entre outros).

– Congelar temperos frescos como salsinha, cebolinha e até manjericão é uma ótima pedida na hora dos preparos dos pratos. Armazene em potes menores ou em sacos plástico com fechamento “zip lock” e coloque no freezer.

– Se você tiver que dividir parte de uma cebola para uma receita, armazene no freezer para a próxima vez que você precisar em outra receita.

– As extremidades aparadas de cebola, cenoura, e outros legumes, podem ser armazenados no congelador, e depois de ter uma boa quantidade guardada, utilize para fazer um bom caldo de legumes caseiro, que pode ser utilizado em outras receitas.

– Os restos de legumes também podem virar uma sopa.

– Talos de couve manteiga podem ser acrescidos na farofa e talos de aipo em preparação de caldos.

– Resto de vinho pode ser usado para preparação de pratos como risotos e carnes.

– Faça vitaminas e “smoothies” de frutas antes que estraguem.

– Bananas e maças podem virar tortas e bolos maravilhosos.

– A produção de uma geléia caseira para a família é sempre uma ótima opção, já que é fácil de fazer, e pode ser mantida por até um ano se você processar os frascos em um banho de água quente. Caso não queira processar os frascos, a geléia pode ser mantida na geladeira por até 1 mês.

– Prepare uma salada de frutas para agradar a família.

– Com os pães amanhecidos ou velhos, faça torradas,” croutons” ou farinha de rosca.

– Congelar o pão que sobrou é uma ótima dica, assim você sempre terá pão o quando precisar, e é só colocar no forno e comer quentinho.

Podemos mudar alguns hábitos que reduzirão os desperdícios desnecessários que vão impactar diretamente no bolso.

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks