Dez dicas iniciais para manter tudo em ordem!

| Categorias: Blog | Tags: , , , , ,

Organizar a casa é o assunto do momento. A maioria das pessoas não tem tempo pra isso ou precisam de uma ajudinha sobre como iniciar a organização e acabar de vez com o caos do local onde vivem. Pra isso, é preciso aceitar que precisa de mudanças e entender que uma casa organizada é uma casa muito mais limpa, harmoniosa e que além de tudo a qualidade de vida aumenta, já que tudo estará em seu devido lugar, facilitando o achar e o guardar de todos os objetos.

1- Pare por alguns minutos e organize por etapas tudo o que precisa ser feito. Escolha o objetivo da sua organização e concentre-se nele para todas as etapas seguintes. O objetivo pode ser um cômodo ou uma gaveta, armário, prateleira etc. Inclua no seu plano de organização um tempo diário ou semanal em que você irá se dedicar totalmente á atividade. Pode ser 30 minutos por dia, por exemplo – mas especifique qual será esse horário.

2- Descarte: jogue fora tudo o que não precisa mais, ou doe para entidades objetos que ainda possam ser reutilizados. Papeis, Revistas e jornais velhos são os primeiros alvos. Roupas que não servem ou estão fora de moda, manchadas ou rasgadas. Coleções de canetas sem tinta, pilhas sem bateria, pastas de arquivos quebradas, produtos eletrônicos quebrados que você está guardando há mais de 1 ano para levar para o conserto.

3- Agora que já destralhou o local, pense em como você quer que ele seja organizado, como utilizar os espaços que possui, onde será a “casa” de cada objeto.

4- Retire tudo do local, gavetas, armários e prateleiras e separe cada coisa por grupos. Se você está organizando seu guarda roupa – por exemplo – faça pilhas de calças, camisetas, lingerie, biquínis, camisas, vestidos, saias etc.

5- Limpe todo o local que será organizado. E comece a guardar os objetos novamente.

6- Padronize as dobras, os cabides, pastas, arquivos etc. A padronização deixa o local com um ar mais clean e bonito. Se você está organizando um escritório e vai utilizar uma prateleira somente para guardar arquivos em pastas, compre todas as pastas da mesma cor. Para os cabides é a mesma ideia, todos iguais, com o gancho virado para dentro e todas as roupas com a frente virada para o mesmo lado.

7- Identificar. Se você não é a única pessoa que usa o local, identifique cada espaço com etiquetas. Guarda roupas: faça etiquetas para as gavetas de lingerie, meias, camisolas, camisetas, bonés etc. No escritório, coloque etiquetas em todas as pastas e também gavetas que indiquem facilmente o que está lá ou o que é. Arquivos com a data, por exemplo, material de escritório,cd’s, carregadores, etc. Além disso, mesmo que você seja a única pessoa que usa o local, isso ajuda muito a não guardar os objetos no lugar errado. Imagine que você quer guardar um grampeador e abre uma gaveta que diz ”recibos”, com certeza você vai procurar a gaveta correta para armazenar o que precisa.

8- Caixas. Use caixas iguais e etiquetadas para guardar as coisas que por natureza ficam desorganizadas. Brinquedos por exemplo, organizá-los sem caixas é muito difícil, tudo fica espalhado e nunca se encontra o que quer. Isso vale também para a lavanderia, quartinho da bagunça por exemplo. Na lavanderia, faça uma caixa para cada cômodo e guarde tudo o que precisa para a limpeza do mesmo: banheiro, sala, quartos, cozinha. No quartinho da “bagunça” faça caixas: itens para churrasco, esportes, eletrônicos, jardinagem, artesanato. Antes de comprar cada caixa pense no que você vai guardar dentro, e compre as caixas do tamanho ideal para cada objeto, também considere onde irá guardá-las para saber se você pode comprar uma caixa muito grande. Se precisar de uma caixa grande e não tiver lugar para guardá-la, compre duas caixas pequenas. Esqueça as sacolinhas plásticas, muitas pessoas tem costume de guardar tudo em uma sacolinha. Isso é o pior erro que se pode ter. Elas não ajudam em nada, fazem volume, escorregam, não dá para empilhar, identificar e não protegem o que está dentro.

9- Identifique os erros e corrija-os. Analise se tudo está guardado no lugar correto. As coisas que são usadas diariamente devem ter fácil acesso, as demais podem ser guardadas em lugares mais escondidos.

10- Agora que está tudo guardado, limpo, padronizado e identificado, reserve um tempo para manter, reorganizar e não deixar a bagunça voltar. Procure guardar tudo no lugar correto, não deixe para arrumar depois. Pode ser 15 minutos por dia, em que você fará uma varredura pela casa, recolhendo o que está jogado e guardando tudo no lugar correto.

Agora você já conhece o passo a passo para organizar a sua casa, mas se ainda assim você não consegue, saiba que existem organizadores profissionais como a Organizada à Bessa que podem fazer isso por você! Além de te darem todo o suporte necessário para manter tudo organizado, ainda oferecem consultoria e cursos!

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

Deixe uma resposta

Mensagem:*

Nome: *

Email:*

Website: