Organização Pessoal: 10 Dicas para gerir bem o tempo

| Categorias: Blog

Esta é uma questão que ultimamente me anda a inquietar: a organização pessoal. Passar do não tenho tempo para nada, para uma boa gestão e organização do meu tempo. Não está a ser fácil. Os outros reconhecem em mim capacidade de organização e planificação. Mas, continuo a sentir que sou tudo menos organizado. Transcrevo estas 10 dicas para me mentalizar.

oabseginda

1. Ter ideia clara do que quer realizar, definir bem os objetivos;

2. Distribuir o tempo entre as várias atividades e prever o tempo necessário para cada uma delas;

3. Tomar medidas preventivas, priorizar atividades, focalizar resultados e objetivos;

4. Cultivar a organização pessoal e a disciplina;

5. Discernir e filtrar os assuntos que interessam aos objetivos profissionais – ler e responder aos e-mails, reuniões, redes sociais e outros “ ladrões de tempo”;

6. Ser assertivo e respeitar as suas prioridades. Algumas vezes é preciso ter coragem de “dizer não”;

7. Se conhecer bem, reconhecendo em que horas do dia é mais produtivo, ou seja, horas em que é mais produtivo para realizar atividades que requeiram concentração, síntese,  raciocínio e clareza de expressão, por exemplo;

8. Delegar e reconhecer o trabalho e o valor dos outros;

9. Distinguir entre o supérfluo e o necessário; entre o transitório e o permanente, priorizando ações e evitando o perfeccionismo;

10. Adaptar-se às situações não previstas.

Para mais tarde ler: organizar para viver melhor

 

FONTE

Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks

Deixe uma resposta

Mensagem:*

Nome: *

Email:*

Website: